Onde mais eu estou

Visite!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mudança de postura nas Relações Internacionais

Jefferson W. Santos*


A visita de Obama nos próximos dias a nosso país representa uma tentativa daquele país de estreitar os laços diplomáticos e comerciais que foram afrouxados nos últimos oito anos.

O ex-Emb Abdenur já, em dois artigos que postei, manifestou os cuidados que nossa política externa tem que ter para que não deixemos que a ideologia e o sectarismo tomem conta dos negócios da sociedade.

O Senado Federal é o condutor das orientações, representando o povo brasileiro, para que o Itamaraty, órgão do Executivo, as execute para o bem de nossa sociedade.

Convém, sempre, salientar que somos uma sociedade de baixa produção educacional de alto valor agregado o que nos coloca, sempre, na dependência de valores altos de compras externas de nossas commodities. Convém ressaltar que os EUA é, no mundo, o maior consumidor e exportador ao mesmo tempo que paga em dia suas contas, diferentemente dos países que o ex-presidente Lula se aliou nos oito anos que esteve nos representando.

Precisamos gerar emprego de forma sustentável para diminuir a desigualdade social. Estes objetivos passam, necessariamente, pela ampliação do mercado externo consumidor de nossos produtos. Contudo, para nosso bem e estabilidade convém que sejam parceiros confiáveis.

A reaproximação com os EUA significa compras de nossa produção com pagamento em uma dinâmica estável e confiável.

Relações diplomáticas e comércio exterior são temas que a sociedade brasileira precisa acompanhar sempre. 

*M Sc em Segurança e Defesa Hemisféricas pelo Colégio Interamericano de Defesa (Washington) e Unversidad del Salvador (Buenos Aires).
.
Extraído: Somos Assim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja objetivo e parcial, caso não goste da postagem; manifeste-se apenas com palavras, sem palavrões!