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segunda-feira, 28 de março de 2011

Ninguém ouve os chatos

Por Jack Welch com Suzy Welch
Exame.com.br

1 - Vocês dizem que o líder deve ser transparente. Mas que conselho dariam a um profissional da média gerência que trabalha em uma empresa cujos líderes tendem a sufocar (ou abortar) a carreira das pessoas que insistem em fazer perguntas a eles?
(Anônimo, Minneapolis, Minnesota)

Antes de responder, gostaríamos de lhe fazer uma pergunta um tanto embaraçosa -- mas com o devido respeito, é claro: será que o problema não é você?

É comum que os líderes ignorem as "perguntas desafiadoras" porque tais questionamentos costumam ser mais irritantes que construtivos -- assim como as pessoas que os fazem. Se esse for o seu caso, sugerimos que você redirecione suas energias para o trabalho de fato. Caso contrário, sem mais nem menos, será convidado a deixar a empresa.

Admitamos, contudo, que não seja esse o seu caso, e que suas perguntas sejam pertinentes (embora possivelmente um tanto delicadas). Talvez você tenha um problema com a chefia. Isto é, seu chefe é um sujeito grosso e incapaz de um diálogo franco, principalmente em se tratando de assuntos mais polêmicos. Nesse caso, se você valoriza bastante seu emprego, o melhor a fazer é dar um tempo. Na maior parte das vezes, as boas empresas acabam detectando a ação desses indivíduos estúpidos e inimigos de idéias novas e os realocam, quando não os despedem.

Por outro lado, talvez você esteja diante de um problema de cultura. Pode ser que a liderança da empresa, de modo geral, não aprecie a curiosidade construtiva como forma de vida. Nesse caso, você precisa fazer uma pergunta a si mesmo: "Será que meu trabalho tem pontos positivos o suficiente que me permitam conviver com esse aspecto negativo?"

Não queremos de forma alguma influenciá-lo, mas a resposta poderia ser sim.

Veja o que aconteceu com um amigo nosso. Há 12 anos ele foi nomeado diretor de logística de uma pequena consultoria. Desde então, a firma tem se saído muito bem. Os três sócios da empresa, porém, nunca dizem claramente o que pretendem. Os empregados jamais sabem qual a estratégia dos sócios em relação à empresa -- se estão buscando o crescimento ou se pretendem vendê-la no futuro próximo -- ou que critérios usam para avaliar o desempenho dos funcionários. O resultado é um estado constante de ansiedade e de confusão elementar sobre estratégia e alocação de recursos.

Nosso amigo, porém, não pretende deixar a empresa. Primeiro, porque ganha bem. Em segundo lugar, porque mora perto do trabalho. O serviço é interessante, segundo ele, e os colegas são muito simpáticos. É claro que a falta de transparência da chefia o deixa bastante irritado ("de tempos em tempos", ele costuma dizer), e essa situação tem contribuído para tolher o crescimento da empresa "de modo substancial". Contudo, diz ele, "troquei um serviço nota 10 por uma existência com maior qualidade de vida. Para mim, foi um negócio e tanto".

Assim como nosso amigo, você pode decidir ficar e fazer as pazes com a situação. Ou então, se você chegou a seu limite, é hora de procurar outro emprego. O meio-termo entre uma opção e outra -- não sair e se entregar a reclamações constantes -- é o caminho mais curto para transformar o local de trabalho em um verdadeiro inferno (para você e para quem está a seu redor). É aí que o profissional começa a bancar a vítima. Gente que impõe a si mesma esse tipo de castigo acredita ser um herói derrotado. O chefe parece sugar-lhe a energia. Não caia nessa armadilha!

A escolha é sua. O importante é escolher, e não ficar em cima do muro.

2 - Durante anos chefiei uma loja de uma rede de varejo. Recentemente fui promovido ao comando de uma série de lojas. No entanto, me preocupo mais com o desempenho da minha antiga loja do que com o resto. O que devo fazer?
(Jerry Martellaro, Huntington Station, Nova York)

Você conseguiu identificar seu problema, e está de parabéns por isso. Muita gente na sua posição não se sente segura o bastante para admitir que caiu em uma das armadilhas mais comuns da ascensão profissional: acolher com entusiasmo um trabalho novo sem tirar um pé do antigo. Em vez de se preocupar com seu "velho lar", dedique suas energias a conhecer esse mundo novo e mais amplo que se descortinou à sua frente, tornando-o ainda melhor. Como?

Imagine que todas suas lojas são laboratórios. Sim, todas elas fazem quase a mesma coisa, mas algumas certamente possuem métodos ou procedimentos mais eficazes. Seu trabalho consiste em identificar essas melhores práticas e defendê-las como se fossem a coisa mais excepcional desde a descoberta das moléculas do oxigênio e do hidrogênio. Faça com que todos, em todas as lojas, troquem idéias, coloquem em prática as mais eficientes e procurem aperfeiçoá-las. A transparência é uma grande ferramenta à sua disposição para aperfeiçoar os negócios. Você já sabe quais parâmetros são responsáveis pela melhora do desempenho no seu setor. Se tais medidas não estiverem ainda disseminadas, resolva essa pendência. Certifique-se de que todas as lojas estejam a par das medidas comparativas. Esse tipo de política funciona muito bem.

Outra forma de melhorar a atuação nos negócios e evitar cair na armadilha do "pé na atividade anterior" consiste em implantar avaliações regulares e rigorosas do desempenho de todos os gerentes. As avaliações qualitativas serão baseadas no grau de empenho das pessoas em acatar os valores desejados, e as quantitativas se basearão nos parâmetros de produtividade instituídos. Juntas, as avaliações lhe proporcionarão uma chance de recompensar seus melhores funcionários, de ajudar e dar treinamento para o pessoal de desempenho médio e de expelir os de desempenho sofrível.

Seu novo trabalho é diferente e mais abrangente do que o antigo. Você tem muito o que fazer agora, mas suas novas atribuições não dizem respeito ao que você fazia antes. Deixe isso por conta da pessoa que ficou no seu lugar.

(Jack e Suzy Welch são autores do best-seller internacional Paixão por Vencer. Para fazer perguntas aos autores, escreva para agendadolider@abril.com.br)

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