Onde mais eu estou

Visite!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Indústria de Defesa e você

A sociedade brasileira ainda não se habituou à participação mais significativa nos contextos políticos. Fruto de densos paradigmas, ainda prevalece a idéia implantada no nascer da República de que coisas de política e religião não se discutem, pois cada um tem uma opinião e não se chega nunca a um consenso. O fato é que na mais pura e genuína postura de nossa idiossincrasia, delegamos importantes temas sociais, econômicos e políticos a pessoas que não têm se mostrado preparadas para defender o interesse público.

Sem adentrar nesta seara, pretendo iluminar a importância de se acompanhar alguns temas que irão impactar de forma significativa nossa economia e capacidade de crescimento nos anos próximos.


Um dos temas que saliento é o da Indústria de Defesa, notadamente a escolha das aeronaves de caça para a Força Aérea. Gostaria de ressaltar o link objetivo e imediato que há entre a decisão na esfera política e como tal decisão incide nos objetivos organizacionais estratégicos e táticos, em ações de curto e médio prazo.

Ressalto que os exemplos das cidades de Itajubá MG, com a implantação da fábrica da Helibrás e de Gavião Peixoto SP com a subsidiária da fábrica da EMBRAER. O impacto na geração de empregos na cadeia produtiva, recolhimento de impostos e melhoria dos serviços municipais foi significativo. As cidades elevaram o PIB estadual e também contribuíram para o desenvolvimento das cidades circunvizinhas.

Quanto às organizações e empresas, os exemplos dessas cidades podem servir de guia para o ano vindouro para as empresas que atuarão próximas aos parques de manutenção dos equipamentos que serão adquiridos pelo governo.

É um bom momento para um gestor ou um executivo demonstrar capacidade de visão estratégica de negócios, pois a preparação da empresa para concorrer a licitações públicas requer planejamento e muita antecipação.

Vale a pena acomphar o tema. A aquisão de equipamentos de defesa não dizem respeito somente às Forças Armadas, é uma decisão e benefício de toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja objetivo e parcial, caso não goste da postagem; manifeste-se apenas com palavras, sem palavrões!